Saturday, January 17, 2004

THE SHALLOW END...

Tema de hoje, o mundo futil onde existimos...

Culto ao corpo, obsessão por marcas inacessiveis, ídolos duvidosos...

Eu culpo tudo na publicidade, é mais facil... Vivemos num período em que somos o que vestimos, ou o que temos, o resto é bullshit. Somos bombardeados por publicidade em todo o tipo de media (leia-se midia), que nos dizem o que vestir, como cheirar, o que ouvir, onde ir... E se nos recusarmos a obedecer a esta publicidade, obedecemos a outro tipo, feita para pessoas assim, a produtos alternativos, do contra, que muita gente pensa não existir, mas que é igualmente invasiva... (leitura recomendada BRANDED, de Alissa Quart, esta semana a 13.19€ na Fnac). É impossivel fugir á publicidade, porque pelos vistos, para cada tipo de pessoa, público alvo, há qualquer produto publicitário dirigido a ele. YOU CAN'T RUN AND YOU CAN'T HIDE...

Mas o que me choca mesmo é a publicidade (note-se que falo na publicidade como um ente, não como uma industria) funciona. Exemplo concreto, numa escola em Montelavar, Sintra, crianças de familias com graves difivuldades financeiras, ostentam telemóveis de última geração, enquanto passeiam as suas Nike num cenário de degradação urbana (motivado pela industria do mármore). Se se recusarem a ter telémovel (mais uma prisão do que outra coisa qualquer) e roupa de marca, arruinam a sua vida social, não fazem parte do grupo cool, e entram em depressão na terna idade dos 13 anos, a idade do armário...

Não posso dizer nada, porque fiz semelhante na minha adolescência, embora em menor escala porque cresci num país africano em teoria comunista (mas com bastantes tiques capitalistas). E continuo a fazer, quer queira quer não, teclando este post num Laptop Apple, vestido com roupa vintage comprada em NY, e calçado com o de melhor de retro a adidas faz... Eu tento, mas é impossivel lutar contra isto. Futilidade está instituida...

A publicidade domina o mundo, com a ajuda da sua amiga, a globalização. As pessoas sempre viveram no medo de o Homem vir a ser dominado pela máquina (patente em tal filmes como the Matrix, a Revolta das Máquinas, etc.), mas nem sequer notaram que a publicidade já tomou esse lugar, é ela que manda em nós, ELA é o "THE MAN" (irónico não é? o the man ser feminino...).

E á população politicamente correcto, anti-globalização (right on!), veggen e Tree-Hugger (que da provavel população total de 5 deste blog, devem fazer 20%) ler isto e pensar, "não, nem pensar, pfffffff, a publicidade nem me toca, não sou escravo de ninguém..." não digo nada, apenas não limitem o vossa mente, leiam, e analisem tudo... vocês são uma faixa de mercado também...

Comentários? Por favor! pointlesspropaganda@yahoo.com

NEXT WEEK on Pointless Propaganda "Simplicity, the absence of complexity..."

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