Monday, December 19, 2005

Moçambique...

vou dedicar os meus proximos blogs à descrição deste país que me viu nascer, o rato e viu o ruben chegar pela altura do 9º ano de escolaridade.

A minha viagem começou em Lyon por volta das 19.00h com um voo para Frankfurt onde passaria 2 horas a olhar para o penico antes de embarcar no voo seguinte para Jo'Burg. A viagem provou ser uma grande seca visto que além de estar sentado na classe económica, a vaca que vinha à minha frente além de estar sentada num daqueles lugares que não tem cadeiras à frente até nos podemos deitar no chão, resolveu baixar o assento dela quase até aos meus joelhos o que fazia com que o tabuleiro de cadeira me sofucasse, caso não fosse a insistência das hospedeiras para que ela remetesse o assento na posição vertical.

Um gajo pode ficar ainda mais deprimido...só de ler nas revistas a porrada de filmes que os "fdp's" têm na classe executiva. A classe económica tinha o Cinderella Man e Charlie and The Chocolate Factory. Numa outra situação estaria contente porque ia poder ver dois filmes, mas neste caso o segundo já o tinha visto e o primeiro não me apetecia ver, só me restando dormir 12h de seguida. Mas como é que um gajo não ficar podre com os filmes que se podia ver na classe executiva? Desde os Fantastic Four a Harry Potter and the Cup of Fire...ah! e isto sem hora fixa para os ver e com um ecrã pessoal!

Lá acabei por ver o Cinderella Man porque naquele preciso instante abri os olhos e fui dar uma mijada e prontos lá fiquei a ver o filme. É incrivel como os nossos olhos conseguem adaptar-se numa situação sem solução! Acreditem ou não eu vi um filme num ecrãn não maior que uma PSP da Sony...aliás devia era ter comprado essa cena ante de vir. Sempre me mantinha ocupado!

Depois de Johanesburg onde estive 4h a apanhar uma seca lá apanhei o voo e por voltas 15 horas estava a aterrar em Maputo. Na hora da aproximação perguntava-me "se Lisboa é cor de rosa de que cor é Maputo?". A resposta é Castanho e Cinza.

A falta de estradas e a abundancia de estradas de terra batida com bairros bastante organizados com casas de blocos de cimento à vista que brotavam directamente do chão faziam ressaltar estas duas cores. Mesmo quando cheguei a Maputo a vista em general confirmava uma cidade que em tempos aureos era composta de cores vivas e que agora se encontra terrivelmente degradada. Mas nem tudo é mau nisto tudo! Pelos menos aos olhas das pessoas que moram aqui, porque essas não tem escolha. Para mim era e é um sinal de irresponsabilidade e falta de carinho e estima pelo local onde as pessoas moram. Isto dá-me uma raiva!

Os preços das coisas nem dá para acreditar. A vida custa o mesmo que em qualquer país desenvolvido europeu. Se dantes podíamos vir fazer uma vida de Rei, agora é ela por ela. A inflação é 5 vezes superior ao que eu vi à dois anos quando cá estive. Mas uma cena escandalosa!

Mas enfim take it and swallow it!

na próxima edição descreverei as animações e alguns locais possíveis de um carimbo "MUST SEE"

No comments: